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Você já precisou comprar tinta para pintar algum cômodo da sua casa?

Como comprar a quantidade correta de tinta, para que não haja desperdício e nem falte o material necessário?

E o que a Matemática tem a ver com isso?

Assista ao vídeo a seguir com o conteúdo deste post!

Pois bem, algumas semanas atrás eu decidi pintar um cômodo na minha casa, que é o local onde eu passo boa parte do dia trabalhando.

Só que, como você sabe, dinheiro não nasce em árvore eu queria comprar a quantidade exata de tinta.

Então eu fui a uma loja escolher a cor e vi em uma lata de tinta, da cor que eu queria, a seguinte informação: “Rendimento de 18 m² por litro.”

Isso significa que com 1 litro dessa tinta dá para pintar uma superfície de 18 m².

Aí eu procurei um atendente na loja e passei para ele as medidas das áreas das paredes do cômodo. 

O teto eu não ia pintar, então só passei as áreas das quatro paredes.

Ele me perguntou se eu tinha as áreas da porta e da janela, porque esses objetos não receberiam a pintura, obviamente.

E aí ele descontaria, da área total das paredes do quarto, a área da janela e a área da porta. Assim seria possível saber a área real que receberia a pintura.

E eu tinha esquecido de fazer isso, você acredita?

Mas eu não ia perder a viagem, então eu liguei para a minha esposa e pedi a ela para medir a área da porta e a área da janela: ela mediu lá e me passou os valores. E eu informei ao atendente.

Ele então me perguntou quantas demãos de tinta eu ia querer, e me recomendou pelo menos duas demãos, porque eu ia cobrir uma outra pintura com a tinta nova.

Eu concordei com as duas demãos e disse que estava OK.

Enquanto o atendente fazia umas continhas, eu também fazia as minhas continhas. E quando ele me falou a quantidade de tinta que eu ia levar para casa, o resultado que ele me passou não bateu com o meu.

Aí eu perguntei para quais foram os cálculos que ele tinha feito, e ele me explicou.

Bom, para entender direitinho o que aconteceu, vamos voltar todos os passos, desde o início.

Bem, como as paredes do cômodo são retangulares, eu precisava saber as alturas e os comprimentos de cada uma delas: a altura era a mesma, era a altura do quarto, de 3 metros.

Duas paredes tinham 4 metros de comprimento e outras duas paredes tinham 3,5 m de comprimento.

Então, duas paredes retangulares com 3 mde altura por 4 m de comprimento.

Para calcular a área dessas duas paredes eu multipliquei a altura pelo comprimento e dobrei o resultado.

Ou seja: 3 × 4 × 2 = 24 m².

E o cômodo tem outras duas paredes retangulares com 3 m de altura por 5 m de comprimento.

E eu repeti o processo de cálculo que já tinha feito com as outras duas paredes: 3 × 3,5 × 2 = 21 m²

Então, eu somei essas áreas para calcular a área total das 4 paredes.

24 + 21 = 45 m².

Mas lembra que é preciso descontar a área da porta e a área da janela? Porque não vai tinta na porta e nem na janela.

Aí eu perguntei para minha esposa como ela tinha calculado essas áreas.

Ela me contou o seguinte: a porta tem 2 m de altura por 80 cm de largura.

Como é um retângulo, a área da porta é: 2 × 0,8 = 1,6 m².

E agora a área da janela, que tem 1 m de altura por 1,4 m de largura:

Da mesma forma, a janela também é um retângulo, e a área é: 1 × 1,4 = 1,4 m². 

Aí ela somou essas duas áreas: 1,6 + 1,4 = 3 m².

Com essas medidas, foi possível descobrir a superfície que realmente ia receber tinta.

Foi só subtrair, da área das paredes, a soma das áreas da janela e da porta:

45 – 3 = 42 m². 

Voltando à loja. Quando eu perguntei ao atendente da loja quais cálculos ele tinha feito, ele me disse: “Bom, a área total a receber pintura será de quarenta e dois metros quadrados.”

Mas, como serão dadas duas demãos de tinta, eu fiz 42 × 2 = 84 m².

A tinta tem rendimento de 18 m² por litro.

Então, a gente divide 84 por 18, o que dá, aproximadamente, 4,7 litros de tinta.

Aí eu percebi onde eu tinha errado. Eu não dividi 84 por 18, mas sim 42 por 18, porque eu não considerei nos meus cálculos que seriam dadas duas demãos de tinta.

Mas naquele momento ficou tudo esclarecido. Bom, então eu ia precisar de 4,7 litros de tinta.

A lata de tinta com a capacidade mais próxima a isso era a de 5 litros. E foi essa a que eu levei para casa.

Depois eu fiquei pensando nas ferramentas matemáticas que foram usadas nessa situação toda.

Foram realizadas medidas de comprimento, área, cálculos proporcionais e operações básicas com números decimais.

E usei isso para resolver um problema real.

E se eu não soubesse aplicar essas ferramentas matemáticas para resolver esse problema, eu ficaria um pouco perdido.

Não dá pra negar que esse é um assunto muito importante e é, também, muito interessante.

Agora, por que a gente não estuda isso na escola?

Se você é professor ou professora, já sabe a resposta.

E, se você é estudante, leve essa pergunta para seus professores de Matemática.

Vamos lá: até quando você vai continuar dizendo que a Matemática não serve para nada?

Grande abraço e até a próxima! Tchau, tchau!