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Quando você pede o Uber pelo aplicativo de celular, você só olha se está barato ou caro?

Você sabe como o valor da corrida é calculado?

E o tal do preço dinâmico, que às vezes deixa a corrida caríssima?

Bem, se tem dinheiro envolvido, a Matemática também está envolvida.

Assista ao vídeo a seguir com o conteúdo deste post!

Um dia desses eu acessei o site da Uber para tentar entender como eles calculam os valores das corridas.

Mas eu não encontrei informações muito precisas, que valem para todo mundo, em qualquer lugar. Acho que é porque a empresa funciona de formas diferentes dependendo da cidade.

Muitas cidades e estados têm criado leis para regular o funcionamento de transporte por aplicativo. Por causa disso, em algumas cidades haverá a cobrança de taxas específicas e em outras isso não vai ocorrer.

Então, por esse motivo eu não consegui encontrar valores específicos e que valem para o país todo.

Mas tem um jeito de entender como o valor da corrida é calculado. Basta acessar o link a seguir: 

https://www.uber.com/br/pt-br/price-estimate/

E eu vou mostrar como é feito esse cálculo aqui na minha cidade, em Belo Horizonte. 

Se você quiser, acesse o link que eu já disponibilizei e selecione a sua cidade para saber como são as regras por lá. 

Eu coloquei um endereço de partida e um de destino, aqui em Belo Horizonte, na categoria Uber-X, que é a mais barata. 

E apareceu o seguinte na tela: “Preço base de dois reais.”

Esse preço base muda para dois reais e setenta e sete reais na categoria Uber Select e para quatro reais e cinquenta centavos na categoria Uber Black.

Também apareceu uma taxa de cancelamento de seis reais. Essa taxa é cobrada se você solicitar a corrida e depois de cinco minutos, decidir cancelar a solicitação. E também é cobrada se o motorista chegar até o endereço especificado por você no momento da solicitação, mas você não aparecer após ele ficar lá esperando cinco minutos.

Porque aí ele não vai ficar lá esperando até a hora que você resolver aparecer, né?

Em BH, a taxa de cancelamento, para o Uber-X, é de seis reais. Mas se a categoria for diferente, como a Uber Select ou Uber Black, esses valores aumentam para sete reais e setenta e cinco centavos e dez reais, respectivamente.

Voltando à categoria Uber-X, não há a cobrança de um valor fixo.  E não existe essa cobrança em nenhuma das outras categorias, também. Mas existe um valor mínimo que é cobrado, seja qual for a distância a ser percorrida. 

Se o valor da simulação for menor que o preço mínimo, na hora de pagar o valor da corrida vai ser ajustado até o preço mínimo. 

Para a categoria Uber-X, o preço mínimo é de sete reais e nove centavos. 

Para a categoria Uber Select, o preço mínimo é de oito reais e quarenta e dois centavos.

E, para a categoria Uber Black, o preço mínimo é dez reais e sessenta e sete centavos.

Existem os valores variáveis, que são os cobrados pela distância a ser percorrida e também pelo tempo da corrida.

Na categoria Uber-X, a taxa por minuto é de dezessete centavos.

Na categoria Uber Select, a a taxa por minuto é de vinte e dois centavos.

E na categoria Uber Black, a taxa por minuto é de trinta centavos.

Então, quanto mais tempo durar a corrida, maior será o valor que você vai pagar, porque existe essa cobrança por minuto.

Pegou congestionamento, se prepara para pagar um pouco mais.

Eu não consegui encontrar uma informação precisa dizendo se essa cobrança por minuto só ocorre quando o minuto é fechado, ou se a cobrança é proporcional.

Por exemplo, eu não sei se eles cobram o valor proporcional a trinta segundos.

Porém, o tempo não é a única coisa que influencia o valor a pagar. Tem o preço cobrado por quilômetro. 

Na categorias Uber-X o valor cobrado por quilômetro é de um real e cinquenta e cinco centavos.

Já na categoria Uber Select o valor é de um real e sessenta e três centavos por quilômetro.

E, na categoria Uber Black, o preço é de dois reais e dezessete centavos por quilômetro.

Também não encontrei uma informação sobre cobrança proporcional.

Não sei, por exemplo, se eles cobram o valor proporcional a distâncias menores que um quilômetro.

De qualquer forma, quanto maior a distância, maior o valor a ser pago. Por isso é tão importante não ficar dando voltas e voltas. Porque se a distância aumenta, o valor também aumenta.

Mas veja só que interessante: quando comparamos a taxa por minuto com a taxa por quilômetro rodado, a gente vê que o que mais influencia no valor a ser pago é a distância.

Então, se o motorista vai mais devagar ou corre muito, isso não influencia tanto no valor que você vai pagar.

Por exemplo, se você pegar um congestionamento que durar uma hora ou o motorista for uma tartaruga e demorar uma hora a mais que o previsto, o que seria uma situação extrema, isso aumentaria em dez reais o valor da sua corrida na categoria mais barata.

Não é algo tão desesperador, concorda?

Então, até por uma questão de segurança, é melhor que o motorista não corra, mas respeite os limites de velocidade da via em que está trafegando.

Mas, se o motorista começa a mudar a rota e fica andando de um lado para o outro, a cada quilômetro adicional você pagará, na categoria mais barata, um real e cinquenta e cinco centavos a mais por quilômetro rodado.

Então você deve se preocupar mais com a distância do que com o tempo.

Como eu disse, esses são os valores para a minha cidade, Belo Horizonte.

Eu dei uma olhada na cidade de São Paulo e os valores são mais baratos do que os cobrados em BH.

Já no Rio, são um pouco mais caros do que em BH.

Aí eu joguei lá na cidade de Manaus e vi que os preços são menores do que os de São Paulo.

E os de Curitiba também são mais baratos do que os de São Paulo.

Se um dia eu tiver tempo vou descobrir qual é a cidade mais barata e qual é a mais cara. Se você descobrir, me conta, tá bom?

Vale lembrar que essas informações são do mês de agosto de dois mil e dezenove, que é quando este vídeo foi gravado.

Só relembrando, se você quiser saber como o valor da corrida é calculado na sua cidade, com o preço por minuto, o preço por quilômetro, taxa de cancelamento, dá uma olhada no link que eu deixei na descrição.

Muito bem, e o tal do preço dinâmico do Uber? 

Sabe aquelas horas que você precisa do carro e quando você vai simular a corrida o valor que aparece é altíssimo?

Eu não sei você, mas eu fico revoltado e, sempre que eu posso, eu espero um pouco e tento simular novamente o valor depois de alguns minutos.

Às vezes funciona e eu fico feliz, às vezes o valor fica ainda mais caro e eu levo tinta.

Eu aproveitei que estava pesquisando essas informações e fui tentar descobrir como isso funciona.

Então, como saber se o preço dinâmico está ativo?

De acordo com a empresa, depois que você simula a corrida, aparece uma mensagem do tipo, em cima da parte onde aparecem os valores: “Preços mais altos do que o normal”.

Meu coração até dói quando eu leio isso.

Outra coisa: por que surge o preço dinâmico? Por causa da lei da oferta e da procura.

Se há um equilíbrio entre a quantidade de carros disponíveis e a quantidade de pessoas precisando de carros, preços normais.

Entretanto, se o desequilíbrio ocorre e a demanda fica maior que a oferta, aí os preços aumentam.

Em outras palavras, se há mais gente precisando de carros do que motoristas livres, o preço vai aumentar. 

Apesar de esse ser um processo matemático, não tem como a gente saber quando a plataforma Uber entende que houve o desequilíbrio e passa, assim, a cobrar mais caro.

E, para eles, não existe o desequilíbrio no sentido contrário. Ou seja, se houver muitos motoristas disponíveis e pouca gente precisando de carro, o máximo que vai acontecer é os preços ficarem normais. Eles não vão ficar mais baratos.

Portanto, o princípio aplicado é o da lei da oferta e da procura, mas nunca haverá uma situação em que os preços ficarão mais baratos que o tabelado.

Quando o preço da corrida é dinâmico, os valores da tabela que eu informei neste vídeo não mudam.

Só que aplicado um fator de aumento ao valor normal, que faz com que o preço aumente em dez, vinte, trinta, quarenta, cinquenta por cento e por aí vai.

Depois que a corrida encerra, você sempre recebe em seu e-mail de cadastro um resuminho da fatura.

Aí lá aparecem informações do tipo: “Preço dinâmico vezes 1.3”

Isso significa que houve um aumento de trinta por cento em relação ao valor normal.

Se o aumento fosse de sessenta por cento, a mensagem seria: “Preço dinâmico vezes 1.6.”

Se fosse de noventa por cento, a mensagem seria: “Preço dinâmico vezes 1.9.”

A ideia é essa. 

E aqui fica até uma informação matemática importante envolvendo aumentos e acréscimos. Se um produto tem o seu valor acrescido em vinte e cinco por cento, por exemplo, e você quer saber o valor dele, após o aumento, não precisa calcular porcentagem. É só pegar a calculadora e multiplicar o valor normal por um vírgula vinte e cinco.

Aí você terá o valor após o aumento.

Se o aumento for de quarenta e nove por cento, multiplica o preço normal por um vírgula quarenta e nove.

Entendeu a lógica? É simples, não é?

Tem mais uma coisa que a gente precisa falar sobre o Uber. É uma coisa meio Black Mirror.

A tal da avaliação que a gente faz dos motoristas e que eles também fazem de nós, sempre depois da corrida.

A nota máxima é 5, mas é muito difícil manter essa nota, tanto motoristas como passageiros. E tanto os motoristas como os passageiros, de acordo com a Uber, podem ser desativados da plataforma se não mantiverem uma média adequada.

Eles só não falam qual é esse valor.

Na internet há alguns blogs e vídeos no YouTube que dizem que a nota mínima é quatro vírgula sete e outros que dizem que é 4,6. Mas não existe essa informação no site da Uber.

E como essa nota é calculada? De acordo com a Uber, a nota é calculada a partir das suas 500 últimas viagens que foram avaliadas.

E isso vale tanto para motoristas como para passageiros.

Então eles somam as notas das 500 últimas viagens e dividem a soma por quinhentos. Assim a média é calculada.

E se a pessoa não tem esse tanto de viagem na plataforma, a plataforma calcula a média com base no total de viagens avaliadas.

Ou seja, se a pessoa tem 200 viagens avaliadas, a plataforma vai somar as notas obtidas nessas 200 viagens e dividirá a soma por duzentos.

Viu como só como essas informações, todas de natureza Matemática, são importantes e esclarecedoras?

Eu pergunto: Por que você não estuda isso na escola, se esse é um assunto tão importante, tão necessário, tão informativo e que envolve apenas cálculos básicos com números inteiros, decimais e porcentagem?

Se você é professor ou professora, já sabe a resposta.

E, se você é estudante, leve essa pergunta para seus professores de Matemática.

Vamos lá: até quando você vai continuar dizendo que a Matemática não serve para nada?

Grande abraço e até a próxima! Tchau, tchau!

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